O Seminário e Instituto Bíblico Maranata (SIBIMA) é uma instituição evangélica, sem fins lucrativos, de ensino teológico fundamentada nas Escrituras Sagradas e que tem como objetivo treinar obreiros visando a expansão e edificação do Reino de Deus.

Dessa forma, há 70 anos estamos promovendo a divulgação e implementação da cosmovisão cristã em nossa sociedade, a fim de que a Glória de Deus alcance os confins da terra.

Em comparação com outros seminários do país, o SIBIMA se mostra bem acessível financeiramente. Você estará estudando com mestres e doutores, recebendo um ensino de qualidade num ambiente de espiritualidade cristã e sua mensalidade custará menos do que você imagina. Além disso, o SIBIMA oferece a oportunidade de Bolsas de Estudo para o alunos com dificuldades financeiras. Você também pode, venha conversar conosco!

MISSÃO E VALORES

Propósito institucional

O Sibima é uma instituição evangélica, sem fins lucrativos, de ensino teológico fundamentada nas Escrituras Sagradas e que tem como objetivo treinar obreiros visando a expansão e edificação do Reino de Deus. Dessa forma, há 70 anos estamos promovendo a divulgação e implementação da cosmovisão cristã em nossa sociedade, a fim de que a Glória de Deus alcance os confins da terra.

Objetivos educacionais

  • Prover educação com a cosmovisão bíblica para homens e mulheres que se preparam para o ministério cristão.
  • Cultivar na experiência do aluno uma vida centralizada na pessoa de Jesus Cristo.
  • Proporcionar ao aluno um conhecimento teórico e prático das Escrituras Sagradas.
  • Preparar o aluno para servir com competência como pastor, missionário, educador cristão, líder na igreja e em outras áreas do serviço cristão relacionadas com a igreja local.

Filosofia educacional

O SIBIMA oferece um alto nível de educação teológica visando equipar homens e mulheres para o serviço cristão através da igreja local. Dessa forma priorizamos um rigoroso estudo das Escrituras, incluindo as línguas originais, uma criteriosa pesquisa nos vários sistemas teológicos e culturais, do passado e do presente, visando uma construção coerente da teologia a partir da Escritura.
Almejamos ser parceiros da igreja local, por isso, salientamos a necessidade de um firme engajamento com a igreja local.

Corpo docente

Nosso corpo docente se encontra dentro de um duplo padrão: excelência acadêmica e maturidade espiritual. Queremos que nossos alunos sejam acompanhados por homens e mulheres conhecedores da Palavra de Deus, homens de erudição acadêmica. Mas não apenas isso, também frisamos que esses homens e mulheres devem ser homens e mulheres de Deus, da igreja de Cristo e de um intenso amor por Deus e pela obra de Deus. Trabalhamos para que nossos alunos sejam qualificados em três importantes áreas:

I. Ser (Caráter)

O aluno do SIBIMA deve mostrar santidade de conduta, dentro e fora do seminário. É necessário que seja sábio, que apresente discernimento e maturidade nas suas decisões, seja disciplinado em suas tarefas e relacionamento com Deus, seja gentil e amável no relacionamento com seus colegas e professores, demonstre ser ensinável e humilde no processo de aprendizagem.

II. Saber (Conhecimento)

Conhecimento bíblico – deve saber manusear a Palavra de Deus com destreza e reverência. Tem que buscar um estudo aprofundado das
Escrituras visando a glória de Deus. Conhecimento cultural – ao mesmo tempo que conhece as Escrituras deve também conhecer o contexto cultural em que foram escritas. Além disso, deve conhecer o contexto sócio-cultural em que vive.

III. Fazer (Habilidades)

Ser capaz de articular o ensino teológico com a realidade em que convive. Ser capaz de liderar com maturidade, expor a Palavra com convicção, fidelidade e amor, ensinar com autoridade. Estar envolvido ativamente em ministérios da igreja local.

Currículo

O currículo foi desenvolvido à partir de um trabalho de cooperação, reflexão, e árduo labor por mais de dois anos entre o corpo docente do SIBIMA e a Horizon International Schools. Ele é fruto de algo pensado. É idealizado para articular excelência acadêmica e espiritualidade cristã.

Ênfases Gerais

Não aceitamos a mediocridade, seja acadêmica, seja espiritual;
Enfatizamos a espiritualidade cristã, e não aceitamos o intelectualismo estéril.
Enfatizamos a Bíblia como fundamental para nossas ações.
Enfatizamos o relacionamento com Deus, e não apenas o conhecimento sobre Deus.
Enfatizamos o supremo desejo de Deus de ser glorificado entre todos os povos.
Enfatizamos a necessidade urgente de estudantes sérios e disciplinados na Palavra de Deus.
Enfatizamos a importância do cultivo de bons relacionamentos.
Enfatizamos a necessidade de coragem e competência para a tarefa apologética no século XXI