Os valores fundamentais do SIBIMA

A missão do SIBIMA – promover e perseguir Excelência Acadêmica e maturidade espiritual

Missão

Propósito institucional
Objetivos educacionais
Filosofia educacional

O Sibima é uma instituição evangélica, sem fins lucrativos, de ensino teológico fundamentada nas Escrituras Sagradas e que tem como objetivo treinar obreiros visando a expansão e edificação do Reino de Deus. Dessa forma, há 70 anos estamos promovendo a divulgação e implementação da cosmovisão cristã em nossa sociedade, a fim de que a Glória de Deus alcance os confins da terra.

  • Prover educação com a cosmovisão bíblica para homens e mulheres que se preparam para o ministério cristão.
  • Cultivar na experiência do aluno uma vida centralizada na pessoa de Jesus Cristo.
  • Proporcionar ao aluno um conhecimento teórico e prático das Escrituras Sagradas.
  • Preparar o aluno para servir com competência como pastor, missionário, educador cristão, líder na igreja e em outras áreas do serviço cristão relacionadas com a igreja local.

O SIBIMA oferece um alto nível de educação teológica visando equipar homens e mulheres para o serviço cristão através da igreja local. Dessa forma priorizamos um rigoroso estudo das Escrituras, incluindo as línguas originais, uma criteriosa pesquisa nos vários sistemas teológicos e culturais, do passado e do presente, visando uma construção coerente da teologia a partir da Escritura.
Almejamos ser parceiros da igreja local, por isso, salientamos a necessidade de um firme engajamento com a igreja local.

Valores

Suficiência das Escrituras

O SIBIMA arroga como um de seus valores fundamentais a confiança na suficiência das Escrituras. A suficiência é um corolário da natureza divina das Escrituras. A Palavra de Deus é instrumental para produção de vida espiritual (1 Pe 1:23; Rm 10:17). Por terem sua origem divina as Escrituras são perfeitas, confiáveis, refletem o que é justo, não são manchadas pelo mal ou erro, imutáveis, carregam autoridade divina inquestionável e são capazes de conduzir o homem para a prosperidade de acordo com Deus (Sl 1; 19:7-11).

Excelência em tudo que fazemos

O SIBIMA, por servir ao Senhor cooperando com a preparação de obreiros, procura atingir a excelência em todos os âmbitos de seu escopo. Desde do corpo administrativo até o corpo discente e docente, o SIBIMA nutre e promove a atitude de em tudo “fazer de todo o coração, como para o Senhor e não para as pessoas,” (Cl 3:23).

Amor aos outros mais do que a nós mesmos

O SIBIMA arroga como valor essencial o cumprimento do mandamento de nosso Senhor de amarmos uns aos outros de maneira intencional, sacrificial e comprometido (Jo 15:12, 13). Em outras palavras, o SIBIMA se esforça para encontrar formas de servir a Igreja, mesmo as custas da própria instituição, enquanto o SIBIMA existir.

Dependência de Deus

O SIBIMA reconhece a necessidade de depender do Senhor para a consecução de seus objetivos (Sl 37:5). Os alvos da excelência acadêmica e maturidade espiritual só podem ser alcançados pela confiança no Senhor e o nutrimento constante pela verdade (Sl 37:3). Sendo que o SIBIMA existe para o Senhor e o seu povo, sua permanência e prosperidade são prerrogativas divinas, enquanto procuramos ser fiéis à Ele.

Centralidade da Igreja

O SIBIMA existe para servir a Igreja do Senhor Jesus. Contrapondo-se com a atitude de competir ou até mesmo substituir a Igreja, o SIBIMA reconhece e promove a sua centralidade no plano do Senhor como a instituição responsável por discipular as nações (Mt 28:18-20) e manifestar, de maneira singular, a multiforme sabedoria divina (Ef 3:10) e a glória de Deus (Ef 3:21).