O SIBIMA tem formado líderes e missionários comprometidos em transformar vidas por meio do evangelho.
O SIBIMA (Seminário e Instituto Bíblico Maranata), seminário brasileiro, com professores e reitor brasileiros, situado na Rua do Giro em Parangaba, Fortaleza, Ceará, foi um projeto idealizado pelo missionário Eduardo Knechtel, da União Evangélica Sul América (UESA), mas que teve grande influência do ministério de Roberto Kalley, médico escocês, ainda no seculo XIX. Por meio da pregação do evangelho e de sua clínica médica, Kalley viu Deus transformar vidas na Ilha da Madeira, onde sofreu grande perseguição até ser expulso da ilha. Mais tarde, na Inglaterra, o médico e sua familia tomaram conhecimento das tentativas de evangelização no Brasil, para onde vieram e se estabeleceram em 1855 Com o passar do tempo e com o reconhecimento de ser um bom médico, logo foi estabelecido como médico particular de Dom Pedro II. Com este reconhecimento, começou a abertura para o evangelho no Brasil. Foi desta missão e situação que veio o sonho de Edward (Ted) Knechtel. Conheça um pouco mais sobre a nossa história:
O médico Dr Kalley e sua esposa vieram ao Brasil e iniciaram a Escola Biblica Dominical em Petrópolis.
O casal Kalley organizou a primeira igreja evangélica na cidade do Rio de Janeiro com quatorze membros Esta igreja ainda existe como a igreja Fluminense.
As missões The South American Evangelization Mission e Regions Beyond Missionary Union se juntaram e formaram a União Evangélica Sul América (UESA).
A missão Help for Brazil se uniu a União Evangélica Sul América (UESA).
A UESA se dividiu em UESA Britânica e UESA Norte Americana: Edward (Ted) Knechtel e Dorothy vieram separadamente ao Brasil e se conheceram em Paraiba.
O casal Knechtel se casou em Maranguape e começou a trabalhar no bairro Mucuripe. Em seguida, foram instalados em Ipu, onde realizavam evangelismos de sertanejos e serranos com o auxílio do Pr. Eduardo.
D. Dorothy Knechtel descobriu que estava com tuberculose e foi mandada de volta aos Estados Unidos com os três filhos do casal.
O casal Knechtel voltou ao Brasil, onde passaram a ficar em Fortaleza, não mais no interior, devido as condições de saude de Dórothy.
Foi criado o Instituto Bíblico loturno de Fortaleza na atual Rua Monsenhor Tabosa com o intuito primeiramente de evangelizar crianças e escolarizar crentes leigos.
A UESA abriu uma livraria evangélica, a primeira livraria evangélica em Fortaleza, num prédio alugado na Rua 24 de Maio. O Instituto Bíblico oturno de Fortaleza mudou-se para o fundo das dependências da Livraria Evangélica
Com a necessidade de preparar pastores, no município de Nova Russas, em Pitombeiras, nasceu o Instituto Bíblico Rural, que em seguida teve o nome mudado para Instituto Bíblico Maranata.
O Sítio Maranata, em Messejana foi comprado pela missão para ser usado como sede e para servir de acampamentos para as igrejas. Logo depois, o Instituto Biblico Maranata mudou-se para o Sítio Maranata, como uma escola residencial.
Tornou-se necessário fechar o Instituto Bíblico Maranata (residencial). O Instituto Bíblico Noturno de Fortaleza passou a ser chamado Instituto Bíblico Maranata.
A missão UESA comprou o prédio na Rua Senador Pompeu, 724, Pr. Eduardo completou 70 anos de idade e o casal Knechtel se aposentou do Brasil e voltou aos Estados Unidos, morando em Chattanooga, Tennessee Pr. (George) Aubrey Clark tornou-se o novo Reitor do SIBIMA. Neste tempo o nome foi mudado de Instituto Biblico Maranata para Seminário e Instituto Bíblico Maranata (SIBIMA).
Com o crescimento do Seminário e Instituto Bíblico Maranata (SIBIMA), foi inaugurado o novo prédio no dia 30 de Junho de 1984, com a presença do Pr. Eduardo e D. Dorothy.
Pr Joe Goossen e Pr. Edgar Lieb idealizaram um seminário que pudesse oferecer disciplinas de nível superior em Bíblia e Educação Cristă, com o apoio da Brazil Gospel Fellowship Mission (BGFM).
Pr. George e D. Ana foram aos Estados Unidos para seu ano de divulgação, e Pr. Felipe Stucky assumiu a posição de Reitor Interino.
Felipe Stucky foi nomeado o Reitor, com Pr. Jenua Silva Lira como Vice-Reitor e Pr. George como Diretor Administrativo.
Pr. Felipe deixou o cargo para continuar com sua paixão em Cristo, a plantação de igrejas. Pr. Jenuan assumiu a Reitoria.
Após o incêndio ocorrido ao lado do prédio do seminário, o SIBIMA precisara mudar para um novo prédio.
O SIBIMA, outrora filial da UESA, com a cooperação da SEB, entidade brasileira da Brazil Gospel Fellowship Mission, conquistou sua autonomia como entidade de ensino religioso; No meio do ano, o Pr. Adil Bispo Reis tornou-se o sexto Reitor do Seminário e Instituto Bíblico Maranata.
Foi realizado o culto de abertura no novo prédio em construção, no bairro Parangaba.
Pr. João Alves tornou-se o novo reitor.
Pr. João Alves iniciou uma congregação da Igreja Bíblica Batista do Planalto nas dependências do SIBIMA, com o culto de abertura no dia 04 de janeiro.
O SIBIMA deu início ao Instituto Aubrey Clark, a sua escola de pos-graduação em teologia, oferecendo mestrados nas áreas de Aconselhamento Bíblico e em Teologia Sistemática. Também se iniciou uma parceria com a Grace Bible Church para a implementação do Centro de Estudos Islámicos para o treinamento de missionários ao mundo islâmico.
Houve a reformulação do currículo visando a tornar o curso mais acessível financeira e logisticamente para os alunos.
70 anos de SIBIMA pela graça de Deus.